WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2017

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: G1
[29/03/17]  São Paulo: Sinal analógico de TV será desligado às 23h59 de 29 de março

Além da capital paulista, mais 38 cidades terão o sinal desligado. Quem tem TV analógica vai precisar ter conversor e antena digital.

Sinal analógico de TV será desligado em SP e mais 38 cidades nesta quarta-feira
O sinal analógico de televisão será totalmente desligado em São Paulo e em outros 38 municípios da região metropolitana às 23h59 desta quarta-feira (29). Quem tem TV analógica vai precisar ter conversor e a antena digital para poder ver as imagens.

Tire suas dúvidas sobre as mudanças no sinal analógico

Segundo pesquisa do Ibope realizada entre os dias 11 e 24 de março, constatou que 90% dos domicílios da Grande São Paulo estão preparados para receber o sinal digital, e a estimativa é que nesta quarta-feira este índice já esteja em 92%. Somando quem tem antena parabólica, este índice sobre para 95%.

A entrega de conversores digitais para inscritos em programas como o Bolsa Família deverá continuar por 45 dias depois do desligamento da TV analógica, mas esse prazo pode ser prorrogado.

Veja os municípios que terão as transmissões analógicas de TV desligadas nesta quarta-feira (29):
Arujá
Barueri
Biritiba Mirim
Caieiras
Cajamar
Carapicuíba
Cotia
Diadema
Embu
Embu-Guaçu
Ferraz de Vasconcelos
Francisco Morato
Franco da Rocha
Guararema
Guarulhos
Ibiúna
Itapecerica da Serra
Itapevi
Itaquaquecetuba
Jandira
Mairiporã
Mauá
Mogi das Cruzes
Osasco
Pirapora do Bom Jesus
Poá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Salesópolis
Santa Isabel
Santana de Parnaíba
Santo André
São Bernardo do Campo
São Caetano do Sul
São Lourenço da Serra
São Paulo
Suzano
Taboão da Serra
Vargem Grande Paulista

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação estima que, até 2018, 1300 municípios já estejam com o sinal analógico desligado. A expectativa é de que, em 2023, a TV digital esteja disponível em todos os domicílios do país. Ao todo, R$ 3,6 bilhões serão disponibilizados para tanto - quantia custeada quase que integralmente por empresas de telecomunicações.


Leia na Fonte: IDGNow!
[28/03/17]  Sinal analógico de TV será desligado nesta quarta (29/3) em São Paulo

Segundo Ibope, mais de 90% dos domicílios da região metropolitana de SP já estão aptos para receber sinal digital.

Conforme anunciado há cerca de um ano, o sinal analógico de televisão será desligado nesta quarta-feira, 29/3, na capital paulista e em outras 38 cidades do estado de SP. A decisão foi confirmada pelo Grupo de Implantação da TV digital (Gired) em reunião nesta terça-feira, 28/3.

A partir desta data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema, exigindo que os moradores da região metropolitana de SP possuam TVs aptas para isso, seja por meio de um conversor/antena embutido ou instalado posteriormente.

Segundo pesquisa recente do Ibope, realizada entre os dias 11 e 24 de março, mais de 90% dos domicílios da Grande São Paulo estão preparados para receber o sinal digital - esse número deve atingir 92% até amanhã, 29/3, bem próximo do mínimo de 93% exigido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o desligamento do sinal analógico.

O que fazer?

A Seja Digital, entidade responsável pela gestão do processo de migração do sinal, orienta a população para dois equipamentos que podem transformar as antigas TVs de tubo em TVs aptas a receber o sinal digital, continuando a funcionar normalmente após o desligamento do sinal analógico.

Para ter acesso ao sinal digital, as pessoas que possuem televisores de tubo ou de tela plana fabricados antes de 2010 devem instalar uma antena e um conversor, que podem ser adquiridos em lojas de eletrônicos.

Seguindo algumas recomendações simples, o sinal digital será recebido em sua casa com o máximo de qualidade. Saiba se sua residência já está preparada ou se será necessário providenciar mudanças para continuar assistindo os canais abertos de televisão:

Antena

Nem toda antena consegue captar o sinal digital de televisão. A antena deve ser própria para isso e a recomendação da Seja Digital é que o modelo seja externo, instalado no telhado da casa. Recomenda-se contatar um antenista para fazer a instalação corretamente.

Televisor

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

Conversor

São eles que transformam o sinal digital em analógico para que sua TV continue com a programação. Estão disponíveis em diversos modelos e faixas de preço. Podem incluir recursos como função de gravação de programas, entrada USB para conectar pen drives com conteúdos de vídeo, conexão HDMI, central interativa de mídia e painel com funções de navegação. Os conversores também vêm acompanhados de controle remoto, o que acaba sendo um recurso adicional para TVs antigas que não tenham o acessório.

Famílias inscritas em programas sociais do governo federal podem receber kits gratuitos

As pessoas que participam de algum programa social do governo federal nas 39 cidades previstas para a digitalização da TV na região podem agendar a retirada de seu kit, contendo conversor, antena e cabos, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pela internet. Para saber se tem direito, o beneficiário deve acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit, clicar em “Programa de Distribuição de Kits” no menu superior e fazer a pesquisa utilizando o CPF e o NIS (Número de Identificação Social) do responsável familiar. Caso não saiba qual seu número de NIS, basta ligar para a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no 0800-707-2003.

Recentemente, a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, atingiu o marco de 1 milhão de kits gratuitos distribuídos às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Só na região metropolitana de São Paulo, localidade que terá seu sinal analógico desligado no próximo dia 29 de março, já foram entregues mais de 700 mil kits e a previsão é entregar ao todo 1,8 milhão até o fim do processo. Ao mesmo tempo, a distribuição começou na região metropolitana de Goiânia, onde mais de 70 mil famílias já retiraram os kits e já podem assistir aos canais abertos de televisão pelo sinal digital.

A distribuição dos kits começou em meados de 2015, quando o processo de desligamento do sinal analógico de televisão acontecia na cidade de Rio Verde, em Goiás. Cerca de 16 mil famílias da cidade receberam o kit e puderam preparar suas casas para o sinal digital. Em novembro de 2016, Brasília e outras nove cidades da região tiveram o sinal analógico de TV desligado e mais de 337 mil famílias receberam o kit gratuito.

Até dezembro de 2018, cerca de 14 milhões de famílias de mais de 1300 cidades também receberão seus kits gratuitos. Com esses equipamentos distribuídos e devidamente instalados, as famílias de baixa renda das cidades onde o sinal digital de televisão substituirá o sinal analógico continuarão a ter acesso à programação dos canais abertos de televisão.