WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

MÉTODOS DE CODIFICAÇÃO DE VOZ - UMA INTRODUÇÃO   (3) 

José de Ribamar Smolka Ramos

Esta página contém três figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Métodos de Codificação de Voz – Uma Introdução (3)

O sinal p(t) é a versão PAM (pulse-amplitude modulation) de s(t). Vejamos como fica o espectro de freqüência do sinal PAM na figura 4.

 

Figura 4 - Espectro de freqüência do sinal PAM

O que temos são várias "cópias" do espectro de freqüências de s(t), localizadas entre as freqüências 0, ± ωc,
±2.ω
c, ±3.ωc, ... (a parte negativa do espectro de p(t) não é mostrada).
Para recuperar o sinal original, basta passar p(t) por um filtro que isole uma das "cópias" do espectro original. Na figura 4 mostramos o que acontece se a freqüência de amostragem for exatamente igual ao dobro da freqüência máxima do sinal, como exigido pelo teorema de Nyquist.
Se a freqüência de amostragem for menor que este valor, ocorre perda de informação, e o sinal original não pode mais ser recuperado sem distorção. Este fenômeno é conhecido como aliasing.
Se a freqüência de amostragem for superior ao mínimo estabelecido pelo teorema de Nyquist, ocorre um "espalhamento" das cópias do espectro original. Esta situação de super-amostragem (oversampling) é útil, como veremos depois. A figura 5, na próxima página, representa estas situações.

 

Home WirelessBR                    Anterior                    Próxima