WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

Pesquisa e Projeto de uma Aplicação em Computação Móvel para 
Monitoramento de Pacientes em UTI  
   (11) 

Autora: Líliam Carla Gaiotto Maluta 

Esta página contém figuras grandes. Aguarde a carga se a conexão estiver lenta.

Capítulo 5   (Cont)

              Se o usuário a efetuar login for um administrador, o que deve ter sido definido no momento da implantação do sistema, o mesmo poderá acessar todos os módulos. Enquanto isso, um enfermeiro não pode manipular os módulos que não sejam referentes à admissão do paciente na UTI e exames (anotações enfermagem e dados dos aparelhos), e um médico pode apenas visualizar os dados sobre leitos, prontuários, pacientes e exames.

              O administrador é o responsável por cadastrar os usuários e desta forma classificá-los como enfermeiros ou médicos. Esta delimitação é necessária, pois os dados inseridos pelos enfermeiros não podem ser alterados pelos médicos especialistas. A cada médico está garantido o acesso restrito aos dados do paciente sob sua monitoração. Aos enfermeiros cabe efetuar o manuseio correto dos dados aferidos pelos aparelhos, pois estes são vitais.

     O envio de dados é gerado quando há evidência da ocorrência de valores fora dos padrões normais nos parâmetros pertencentes aos módulos de anotações enfermagem e dados dos aparelhos, quando da alteração ou inclusão destes, como no código fonte em anexo (Classanotaçoes_enfermagem.inc e Classmonitoracao.inc). Resta dizer que isto se efetiva somente com anuência do médico especialista responsável pelo paciente em questão quando do cadastramento da monitoração.

              Alem da restrição quanto ao tipo de usuário, foi também implementado o controle de acesso indevido por meio de sessões. Sessões são recursos utilizados para manter uma conexão com o usuário, enquanto este estiver navegando no site. São registradas diversas variáveis que podem ser acessadas a fim de verificar se a sessão encontra-se ativa e foi efetuado o login. Por outro lado, ao ser realizado o acesso é criado um número único, o session id, para identificação de cada usuário.

              Enfim, cada item de menu relativo aos módulos provê as principais operações de sistemas de informação (inclusão, exclusão, etc). Cada módulo é composto por dois arquivos, sendo um responsável pela formatação das telas (.php) e o outro pelos métodos utilizados no processamento (.inc). Assim, tem-se a figura 5.7 que corresponde à tela para inclusão dos dados dos aparelhos, a figura 5.8 a de inclusão das anotações efetuadas pelas enfermeiras e a figura 5.9 a de prontuários, onde se verifica a existência de um leito desocupado. O restante das telas segue o mesmo modelo.

 

  FIGURA 5.7. Página de Administração de Dados de aparelhos: Inclusão.

 

  FIGURA 5.8. Página de Administração de Anotações da Enfermagem: Inclusão.

 

  FIGURA 5.9. Página de Administração de Prontuários: Inclusão.

Anterior                               Home WirelessBR                              Próxima