WirelessBR

WirelessBr é um site brasileiro, independente, sem vínculos com empresas ou organizações, sem finalidade  comercial,  feito por voluntários, para divulgação de tecnologia em telecomunicações 

RFID - IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQÜÊNCIA  (09)

Autora:    Sandra Regina Matias Santana

 
4.7. Controle de Frotas e Pedágios

O abastecimento de frotas de ônibus ou transportadoras pode ser controlado com a tecnologia RFID fixando-se um tag na boca do tanque de cada veículo, cujo número serial único é identificado por um leitor instalado no bico da bomba que libera o abastecimento. O tag também pode ser instalado no pára-brisa dos veículos e a identificação para liberação do abastecimento é feita por uma antena instalada próximo à bomba. Para evitar rotas de fuga dos pedágios que colocam em risco a carga e a vida de pessoas, concessionárias e transportadoras podem adotar um cartão ID no qual são inseridos créditos. Quando o veículo passa pela cabine de cobrança o valor do pedágio é descontado, tornando a passagem mais rápida. A rota dos veículos também pode ser rastreada on line por antenas instaladas no percurso que enviam informação para a central de controle, facilitando a localização em casos de roubo. Registro de pesagem de caminhões é outra aplicação muito comum. Quando o caminhão entra na balança ele é automaticamente identificado e pesado, proporcionando uma operação ágil e segura. O sistema também permite coletar dados durante o trajeto que serão lidos no momento da pesagem (TI-Brasil:2001).
(1)

4.8. Programas de Fidelização

Os sistemas de identificação por radiofreqüência permitem que as empresas saibam o que o cliente comprou em sua última visita ou pedido, quais são suas preferências, freqüência de compras e como gosta de ser atendido.
A tecnologia também agiliza o atendimento, aumenta o número de pessoas atendidas por hora e a rentabilidade. Este é o caso de unidades do McDonald’s nos EUA em que os clientes usam tags para fazer compras. Neste sistema a compra é faturada automaticamente no cartão de crédito quando o cliente aponta o tag para o leitor instalado no restaurante. Algumas iniciativas podem ser adotadas para a fidelização dos clientes com a utilização da tecnologia como a atribuição de créditos gratuitos associados a um programa de pontos em prêmios pessoais e/ou profissionais, bem como a associação a um programa de descontos patrocinados por um grupo de parceiros, em diferentes áreas de atividade (TI-Brasil: 2001).

4.9. Segurança em Aeroportos

Os sistemas RFID podem melhorar o conforto e a segurança aeroportuária com aplicações no controle logístico, manutenção preventiva, controle de tráfego, identificação de bagagens, entre outros. Em testes realizados pelas linhas aéreas britânicas, utilizando a tecnologia RFID, a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) concluiu que a tecnologia é uma prática recomendada para identificação eletrônica de bagagem de passageiros. Duas companhias, American Airlines e British Airways, já usam a tecnologia no alerta automático de manutenção preventiva e na identificação de bagagens, aumentando a segurança dos vôos e a satisfação dos passageiros (TI-Brasil:2001).

4.10. Sistema de Pagamentos Via Wireless

A RFID coloca no mercado sistemas de pagamento Wireless que funcionam como soluções inteligentes e seguras para a rede bancária. A tecnologia aumenta a proteção de sistemas contra fraudes com a adição da autenticação biométrica à senha dos cartões, podendo ser aplicada em soluções para bancos.
No comércio, o consumidor não precisa mais carregar dinheiro ou cartão de crédito, podendo fazer compras com maior segurança, conforto e agilidade. Um chip com número serial único é implantado no celular, em um dispositivo na forma de chave ou tag. No caixa do ponto-de-venda é colocado um leitor que transmite os dados seguros do chip a um sistema de autorização de crédito, liberando o pagamento.
O sistema armazena informações sobre cada cliente permitindo desenvolver programas de fidelização, reduzir custos e aumentar a rentabilidade. A série 5100 dos telefones móveis Nokia adiciona mais esta conveniência e funcionalidade a seus usuários (TI-Brasil:2001).

4.11. Tipos de Coletores de Dados e Leitores

Coletores de Dados para uso Industrial, a Memor2000 e a Minec4x Win CE. Apresentam módulos intercambiáveis para leitura e gravação de todos os transponders de baixa (125/134,2KHz) e média (13.56MHz) freqüência, além de outras opções como laser para código de barras, RF Spread Spectrum, GSM/GPRS e Serial RS-232C (figura 11).

 

                  
Minec 4X                        Memor2000

Figura 11 – Tipos de Coletores de Dados
Fonte: http://www.acura.com.br/prod_coletor.php



Os coletores acima foram projetados para ter total integração com os sistemas operacionais Windows CE e Linux.
O leitor de painel (figura 12) foi concebido para ser preso na entrada de um curral, na porta de um tronco de contenção, ou em qualquer outro lugar que restrinja a passagem dos animais a um por vez.

 



Figura 12: Leitor de Painel
Fonte: http://www.allflex.com.br/produtos/identificacaoeletronica_leitores-painel.php?ie=ie&link=5



O leitor de painel possui plug serial RS 232 / RS 432 e porta serial 422 que permitem sua conexão a outros aparelhos, tais como: computadores, balanças eletrônicas e coletores de dados.


(1) Texas Instruments, ”TI-RFID: Controle de Frotas e Pedágios”,  TI-RFID [on-line] 10 dez 2001
Disponível em: http://www.ti.com/tiris/brazil/aplicacoes/controle_frotas.htm


 

Home WirelessBR                   Anterior                     Próxima