MICHAEL STANTON

Arquivo de artigos publicados no Estadão (Seção Sociedade Virtual)

Este website é mantido pelo Coordenador do Portal WirelessBrasil com autorização de Michael Stanton

Michael Stanton ( michael@rnp.br ) nasceu e viveu na Inglaterra até os 23 anos. Depois de dois anos de estudo nos Estados Unidos veio se radicar no Brasil, e mora atualmente no bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
Doutor em matemática pela Universidade de Cambridge, desde 1972 se dedica, já no Brasil, ao estudo, ensino e prática da informática e suas aplicações.
Seu atual namoro com as redes de comunicação começou em 1986, e ele participou ativamente na montagem no país das redes Bitnet e Internet, tendo participado da coordenação da Rede-Rio e da Rede Nacional de Pesquisa nas suas fases formativas.
Depois de longa atuação como professor do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tornou-se professor titular de comunicação de dados do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Niterói, RJ, onde coordenou o projeto de modernização da infraestrutura de comunicação desta universidade, a partir de 1997.
Em 2002 foi cedido pela UFF para ser Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (antes Inovação) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), uma Organização Social reconhecido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Continua até o presente neste cargo,
com responsabilidade para P&D e o envolvimento da RNP em novos projetos de redes e de colaboração em larga escala. 
Durante este período, a RNP implantou uma infraestrutura óptica moderna, provendo serviços de alto desempenho para colaborações nacionais e internacionais. Desde 2008, as atividades da RNP em P&D incluem a migração para uma arquitetura de rede híbrida (pacotes e circuitos) para aplicações científicas e culturais e a implantação de ambientes de experimentação em Internet do Futuro, em colaboração com outras iniciativas globais.

Entre 2000 e 2005, ele escrevia a coluna Sociedade Virtual, sobre a interação entre as tecnologias de informação e comunicação e a sociedade, no sítio www.estadao.com.br

O  pode ser acessado a partir das seguintes páginas:  aqui ou aqui.

Desde 2002, um espelho é mantido em
http://www.wirelessbrasil.org/michael_stanton/ms01.html

Página pessoal de Michael Stanton (inclui acervo de artigos e apresentações)

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento,
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa
Rua Lauro Muller 116 grupo 1103
Botafogo
Rio de Janeiro, RJ
CEP 22290-906


 

Página pessoal

Professor of computer networking,
Instituto de Computação,
Universidade Federal Fluminense - UFF,
Niterói, RJ.

From August 2002, on secondment as Director of Innovation to the
Brazilian National Research and Education Network (RNP).

A potted biography is available in English and Portuguese.

Contact information

Prof. Michael Stanton
UFF/Instituto de Computação
Rua Passo da Pátria 156, bloco E, 3o andar
24120-240 Niterói, RJ
Brasil

Current Activities (most websites in Portuguese only)

RNP - Brazilian National Research and Education Network, where I work with Technological Innovation

Quaresma - QUAlidade de Serviço em REdes - Segurança, Mobilidade e Aplicações

Rede-UFF - internal communications network for UFF

INSSERTA: (service support infrastructure in advanced technology networks)

Sociedade Virtual - journalism (in Portuguese)

Previous Projects:

GERENTE (network management and TMN)

TRAVEL (high-speed networking)

Courses:

Computer networks (postgraduate 1.2003) (in Portuguese)

Network engineering (postgraduate 2.2003) (in Portuguese)

Links:

Some of Michael's favourite bookmarks

Colunas no Estadão:  
aqui ou aqui


 


Artigos


2005


25/08/05
Google e Skype, de novo                                     

Sem dúvida, duas das organizações mais interessantes que atuam na Internet hoje são Google e Skype, que já foram assuntos de colunas anteriores (v, por exemplo, as colunas de 30 de novembro de 2003 e 4 de janeiro de 2005.
Apesar de ter falado sobre o Skype já em novembro de 2003, custei um pouco para usá-lo, convencido primeiro pelo entusiasmo de meus alunos e colegas de trabalho e, finalmente, por meu filho, que mora no exterior. Skype (v. www.skype.com), para quem ainda não sabe, é um aplicativo que permite seu computador ser também um telefone. Imagino eu que seu desempenho será melhor com acesso Internet de "faixa larga" - ainda não experimentei sobre uma conexão de acesso discado. Para usar o Skype, o computador precisa possuir suporte para áudio, com microfone e alto-falantes, e estes podem ser substituídos por fones de ouvido. O serviço de telefonia prestado é de boa qualidade, e inteiramente sem custo quando usado entre computadores ligados à Internet. Para tanto, é necessário sabe a identificação Skype do seu correspondente, que será usado para determinar se ele está ligado à rede, e se está disponível para conversar. (...) Ler mais


29/07/05
Londres, julho de 2005                                      

Nos primeiros tempos de escrever neste espaço, escrevi várias vezes sobre assuntos relacionados a tecnologias modernas de comunicação no conflito perpétuo entre os direitos do indivíduo à liberdade de expressão e à privacidade e o chamado interesse público, normalmente enunciado pelo governo ou legislativo do dia. Este estado de direito é como uma flor que precisa ser protegida, porém é vulnerável aos indivíduos e grupos que usam o abrigo dos direitos individuais para perpetrar ações danosas contra o tecido da sociedade, quer sejam estas criminosas ou terroristas. Para manter o equilíbrio, investe-se em segurança pública (e privada) e formulam-se novas leis para combater novas modalidades de comportamento anti-social. Em nosso mundo cabe a cada país resolver estas questões interna e separadamente, embora evidentemente a grande interação entre os países diferentes faz com que haja maior ou menor grau de uniformidade entre as soluções individuais. (...) Ler mais


20/07/05
Um internauta quase-nonagenário    
                         
Há um mês morreu meu pai, John Gerarde Stanton. Ele faria 90 anos em setembro, e ficou lúcido até o final. Na véspera, quando estive com ele pela última vez, estando impedido de falar por causa de um tubo na garganta, ele escreveu uma notinha pedindo água e ... cerveja!
A escrita para ele era fundamental. Correspondente prolífico, ele usou e abusou das cartas a vida inteira, sempre escritas com uma caligrafia distintiva. Foi meu maior correspondente desde o ano quando deixei a nossa cidade de Manchester, para estudar e mais tarde trabalhar em outras cidades e países. As cartas regulares nos mantinham em contato durante 36 anos apesar das distâncias.
Ele já era escolado nisto, pois, como eu, era filho único, e ficou anos longe dos pais. Ele passara seis longos anos no exterior, um soldado no serviço do seu país durante a Segunda Guerra Mundial. Como ele, havia milhões de outros e, como ele, eles escreviam cartas regularmente à família e aos amigos para contar as novas, que pudessem passar pelo crivo dos censores militares, ou simplesmente histórias. (...)  Ler mais


30/05/05
O novo ciclo das redes no país                                    

No dia 31 de maio celebra-se com uma festa em São Paulo os 10 anos da publicação da Portaria Interministerial no. 147 que criou o Comitê Gestor Internet no Brasil - CGI.br (www.cg.org.br). Esta entidade foi criada para guiar o desenvolvimento da Internet no país, a partir do momento quando esta deixou de ser uma atividade quase experimental, confinada ao mundo das universidades para se abrir para a sociedade como um todo. Como tal, a atividade que inicialmente era eminentemente governamental teria que adotar um modelo misto de "governança", através da criação do CGI.br, que contava com a representação majoritária de órgãos do governo federal e também de setores da sociedade civil. Este modelo tem se mantido ao longo destes dez anos, tendo sofrido uma reformulação nos últimos dois anos, para tornar mais explícito o caráter representativo dos representantes da sociedade civil através de processos abertos de sua escolha (no modelo anterior, estes representantes eram nomeados pelo governo). Esta mudança não causou descontinuidade significativa.
Talvez o lado mais visível das atividades do CGI.br tem sido a administração dos nomes de domínio usados na Internet. Cai sob sua jurisdição todos os nomes terminados em ".br". Esta administração, que conta com um amplo leque de escolhas de nomes abertas por iniciativas passadas do CGI.br, é realizado de forma automatizada pelo Registro.br (registro.br), que hoje cobra uma taxa muito pequena pelo serviço (R$30 por nome por ano). No último censo, havia mais de 800.000 nomes de domínio registrados no país. (...)  Ler mais


24/05/05
A largura da banda larga                                                

No início, quando começou-se a usar o termo "banda larga", supostamente ele significava uma capacidade de comunicação inalcançável usando uma linha telefônica comum equipada com modem, ou seja, mais que 56 kbps. Desta forma, a tecnologia corrente de banda larga no país é a ADSL, que permite usar o mesmo cabo da linha telefônica comum, só em outra faixa de freqüências, permitindo prover capacidade de 256 kbps ou talvez 512 kbps, hoje oferecida por tais serviços como Speedy da Telefônica e Velox da Telemar. Com esta capacidade, é possível realizar muitas atividades que envolvem uso da Internet, por exemplo, realizar carga com relativa facilidade de arquivos de múltiplos megabytes, usar serviços de telefonia Internet como o Skype ou escutar música ou programas de rádio transmitidos por serviço de "streaming". (Streaming é a técnica de transmitir áudio ou vídeo de maneira que a mídia pode ser "visualizada" em tempo real no destino, enquanto ainda continua sendo recebido. Aplicativos como Real Player e Windows Media Player admitem este modo de funcionamento.)
Entretanto, permanece inviável usando estas taxas de comunicação aproveitar os grandes coqueluches da Internet de hoje - a transmissão de vídeo de boa qualidade por serviço de streaming e o uso de videoconferência, com o mídia visual também de boa qualidade. Isto tanto poderia servir para fins de entretenimento, como para atividades profissionais que requerem a participação visual remota, por exemplo, na participação a distância de médicos em procedimentos diagnósticos ou cirúrgicos. Para tanto é necessário um acesso à rede de capacidade de vários megabits por segundo. Para a qualidade de imagem da TV comum serviria um acesso a 2 Mbps, para TV de alta definição, seria necessário pelo menos 20 Mbps. Se for desejado receber múltiplos fluxos de vídeo simultaneamente, precisaria desta capacidade para cada fluxo individual. Deve-se notar que isto tanto poderia ser para um único equipamento na ponta, mas seria mais usual para atender a vários equipamentos, de pessoas diferentes, compartilhando a mesma conexão de acesso à Internet, como no caso de várias pessoas na mesma casa ou escritório vendo vídeos diferentes ao mesmo tempo. (...) Ler mais


29/04/05
Reunião de primavera de CUDI                             

Esta semana realizou-se na cidade de Veracruz no México a reunião semestral da Corporação Universitária para o Desenvolvimento da Internet - CUDI (www.cudi.edu.mx), que opera a rede acadêmica de México, e equivale nesse país à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP - no Brasil. Como México e Brasil são os países mais populosos e com as maiores PIB da América Latina, é interessante observar tanto as semelhanças como as diferenças entre eles, e isto também inclui o setor das redes avançadas usadas pela comunidade acadêmica.
Para a área de telecomunicações, privatizada nos dois países, é impressionante o grau de domínio no mercado de empresas do grupo Telecomunicações de México - Telmex, tanto na telefonia fixa como a celular. Este domínio possibilitou a expansão dos seus negócios para fora do país, e as empresas do grupo hoje controlam importantes empresas em outras países, inclusive a Embratel e a Claro no Brasil. Das grandes empresas de telecomunicações na América Latina, somente duas são controladas por capital da própria região: a Telemar no Brasil e a Telmex. As demais são controladas por grupos europeus ou norteamericanos.
A posição forte da Telmex no México fez com que a rede acadêmica mexicana tivesse forma de sustentação diversa da brasileira. No Brasil, as redes acadêmicas são sustentadas pelos governos, quer sejam dos estados, como nos casos da ANSP em S. Paulo e da Rede-Rio no Rio de Janeiro, quer seja federal, no caso da RNP. Em estes casos, as redes acadêmicas são montadas usando serviços de telecomunicações comprados de empresas operadoras do ramo, valendo para isto as condições e os preços do mercado. No México, por outro lado, a rede da CUDI é uma doação da Telmex e sua concorrente, Avantel, para a comunidade acadêmica - a CUDI não paga o aluguel dos serviços de telecomunicações usados para a montagem da sua rede. (...) Ler mais
 


12/04/05
Vint Cerf e a Internet                                              

Vinton G. Cerf ou, simplesmente, Vint é uma pessoa cuja biografia corre em paralelo com a história da Internet. Como pesquisador do projeto ARPANET, publicou em 1974 uma artigo com Bob Kahn que definiu a arquitetura fundamental do que viria a ser a Internet. Neste artigo seminal eles propuseram estruturar grandes redes de computadores como uma coleção de sub-redes menores, onde cada sub-rede usaria uma tecnologia específica para comunicação interna, por exemplo Ethernet ou ATM. O grande pulo dado por Cerf e Kahn era nas interconexões entre as sub-redes, que seriam feitas através de equipamentos hoje conhecidos como roteadores, que têm a função de receber mensagens chegando em uma sub-rede e reenviá-las por outra. São os roteadores que suportam a heterogeneidade das redes, possibilitando a interconexão de sub-redes de tecnologias diversas. Hoje chamamos de inter-rede uma coleção de redes interligadas por roteadores, e a maior de todas é escrita em inglês com letra maiúscula - a Internet. A tecnologia que habilita esta costura é também conhecido pelo nome de um dos seus padrões técnicos - o Internet Protocol, ou IP. (...) Ler mais
 


27/03/05
Infra-estrutura para cooperação científica à distância           

Cada vez mais aumenta a cooperação à distância na área de pesquisa científica, fruto direto das enormes melhorias em comunicação remota trazidas pelos avanços tecnológicos que vêm revolucionando a comunicação digital nos últimos vinte e cinco anos, e que ainda não dão sinais de arrefecimento. O aumento impressionante da capacidade dos meios de comunicação aliado à queda brutal do seu custo hoje tornam viáveis novas formas de interagir remotamente, usando meios visuais ao invés apenas os de telefonia, e permitem a colaboração íntima entre computadores distantes, possibilitando seu uso em conjunto na solução de problemas antes intratáveis. É nítida a determinação de comunidades e países para buscar aproveitar as oportunidades criadas para tornar mais produtivos seus investimentos, revertendo seus benefícios para muitos setores de aplicação das novas tecnologias de informação e das comunicações (as TIC), especialmente na saúde, educação e desenvolvimento econômico, num esforço freqüentemente qualificado como a construção da sociedade de informação ou do conhecimento, dando reconhecimento à posição central ocupada em nossas sociedades por tecnologias novas que lidam com a transmissão, armazenamento e manuseio de informação. (...) Ler mais
 


19/02/2005
A coluna Sociedade Virtual nos 10 anos do Portal Estadão na Internet                                                                          

No mundo atual da alta tecnologia e especialmente da comunicação moderna, os aniversários de dez anos se sucedem com razoável freqüência. Há três anos, celebramos os dez anos da Internet no Brasil, registrados num texto publicado na coluna Sociedade Virtual em 25 de abril de 2002.
Naquele texto recontei a história da introdução da internet e do seu uso no País, limitado apenas ao setor nacional de educação e pesquisa até 1995, quando se tornou um patrimônio público ao alcance de toda a sociedade por ser "bom demais para ficar restrito só à universidade". Os anos 90 eram férteis em novidades entre nós, e estamos agora podendo celebrá-los na ocasião destes aniversários. (...) Ler mais
 


09/02/2005
O aumento inexorável do spam                                      

Nos últimos tempos, os usuários do correio eletrônico, ou correio-e para alguns, tiveram que se acostumar ao incômodo aumento de mensagens do spam, ou seja, o envio a granel de mensagens não solicitadas. Já foi discutido esta assunto neste espaço em 2003 nas colunas de 18 de maio, 26 de maio e 30 de novembro daquele ano. Desde então a situação só piorou, apesar de avanços pontuais.
Do ponto de vista pessoal, como usuário, reportei na coluna de 30 de novembro de 2003 que eu havia finalmente me curvado ao inevitável e adotado o uso de um filtro anti-spam, que passa pelo nome de K9, disponível do sítio keir.net. Nos mais de 15 meses desde sua adoção, esta ferramenta descartou mais de 42.000 mensagens, mais de 54% do total de mais de 78.000 recebidas (mais de 160 por dia), economizando-me precioso tempo. Estou bastante satisfeito com a sua eficácia, especialmente porque a taxa de mensagens spam continua crescendo. Na verdade, ela caiu uns pontos nas últimos semanas pois meu provedor resolveu descartar sumariamente todas as mensagens com attachments considerados mal-intencionados, o que certamente me livrou de várias dezenas de mensagens adicionais por dia. Mesmo assim, meu filtro K9 continua interceptando 58% de todas as mensagens que chegam, com baixíssima taxa de "falsos positivos", ou seja, a identificação errônea como spam de mensagens legítimas. (...) Ler mais
 


24/01/2005
As redes ópticas metropolitanas para educação e pesquisa

As redes ópticas metropolitanas para educação e pesquisa
A coluna de 21 de março de 2004 descreveu a nova abordagem de redes ópticas metropolitanas, ou simplesmente redes metro, que começa a ser usada para implantar acesso a comunicação em alta velocidade para uma comunidade de instituições por meio de uma infra-estrutura própria e dedicada de cabos de fibras ópticas. Essa coluna descreveu exemplos existentes de redes metro nas cidades de Niterói, RJ, e Curitiba, PR, e os projetos sendo considerados para Belém do Pará e Itajubá, MG. A implantação destas redes permitirá a ampla utilização de recursos mais sofisticadas de comunicação, incluindo os audiovisuais, além de telefonia e comunicação entre computadores, inclusive de alto desempenho.
Desde março de 2004, houve um bom progresso neste setor, e já começa a ser executado o projeto MetroBel, nome dado à implantação da rede metro proposta para Belém. Isto foi viabilizado pelo apoio dado ao projeto pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), que o designou como Ação Transversal, tendo sido destinados recursos no valor de R$ 1,13 milhões, oriundos dos Fundos Setoriais de Energia (CT-Energ) e de Petróleo e Gás Natural (CT-Petro) (v. agenciact.mct.gov.br/index.php?action=/content/view&cod_objeto=20115. Estes recursos foram destinados ao atendimento de oito entidades públicas de educação e pesquisa na cidade de Belém. Deverão também participar da futura rede metro três universidades privadas, que complementarão com recursos próprios os recursos públicos já mencionados, o que permitirá estender a rede para incluir várias entidades públicas adicionais, que não foram contempladas no projeto financiado pelo MCT.  (...) Leia mais


04/01/2005
Google in 2004  

Com o crescimento do espaço Web - as bilhões de páginas em milhões de sítios, que constituem uma parte do atual acervo de conhecimento humano - tornou-se imprescindível o uso de ferramentas de busca para permitir localizar as informações que precisamos. Alguns sítios de dedicam a fornecer estas ferramentas e entre eles o do Google (www.google.com) é o líder deste setor. Antes do Google, eu usava Altavista (www.altavista.com), mas aprendi rapidamente que não eram iguais todos os sítios de buscas, e mudei.
O que distinguia Google da concorrência era seu método de ordenar os resultados das suas pesquisas: os resultados apresentados primeiro seriam as páginas que contêm os maiores números de referências de outras páginas. Além disto valem mais as referências feitas a partir de páginas que também sejam muito referenciadas. Evidentemente, para poder calcular este indicador de relevância de cada página, como também para indexar todas as palavras encontradas em cada página, um sítio de buscas precisa manter um enorme acervo de informação, constantemente atualizado. (...) Ler mais
 


2004


28/11/2004
Computação distribuída pública

Até uns vinte anos atrás, os únicos computadores em uso eram de empresas, e em geral era máquinas isoladas, não interligadas com outras. No início dos anos 1980 esta situação foi modificada para sempre por duas inovações fundamentais: o computador pessoal (ou PC) e o interconexão de computadores em rede, especialmente a Internet. Já sabemos muito bem o impacto destas inovações em termos de novas facilidades de comunicação agora disponíveis largamente: o correio eletrônico, serviço de mensagens, navegação WWW, troca de músicas e filmes, até telefonia e videoconferência. Todos estes serviços estão, em última análise, dirigidos aos usuários finais, que são as pessoas (físicas) nas suas residências e locais de trabalho. (...) Ler mais


20/11/2004
Recorde de velocidade nas redes

A partir das zero horas do último dia 11 de novembro, hora do Brasil, iniciou-se um experimento conduzido por físicos em diferentes partes do mundo, para ver se juntos seriam capazes de quebrar o recorde de transferência de informação entre computadores em rede. Este experimento foi coordenado pelo professor Harvey Newman, do California Institute of Technology (Caltech), e foi realizado no evento SC2004 em Pittsburgh, EUA (v. ultralight.caltech.edu/sc2004). Foi enviada informação em altas taxas por computadores de físicos de outras instituições dos EUA, Inglaterra, Suiça, Japão, Coréia e do Brasil. Toda esta informação convergiu para Pittsburgh onde era recebida pelos equipamentos da equipe do Caltech. Durante duas horas estes equipamentos foram literalmente bombardeados pelos fluxos de bits vindo de tantos lugares distintos, e foi ultrapassada a expectativa dos realizadores do experimento - o alvo era alcançar a taxa agregada de 100 Gbps (100.000 megabits por segundo), e foi medida a taxa máxima de 101,13 Gbps. Isto seria aproximadamente o equivalente a baixar (copiar) o conteúdo de três DVDs típicos de 4 GBytes a cada segundo, ou em torno de 11.000 DVDs a cada hora. Isto também corresponderia à transmissão em 15 minutos do conteúdo inteiro da biblioteca do Congresso norte-americano (a biblioteca nacional desse país), e estimou-se que isto corresponderia a 5% da taxa de produção de conteúdo novo em toda a Terra. (...) Ler mais
 


18/10/2004
A modernização dos passaportes

Hoje em dia, tornou-se ubíquo o uso de passaportes para identificar viajantes internacionais. Não era sempre assim. Segundo a Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), uma agência especializada da ONU (v. www.icao.int/mrtd/guidance/HistLeague.cfm ), antes do século XIX havia poucas pessoas que viajavam fora dos seus países, normalmente envolvidas em missões governamentais ou do comércio, ou eram membros de classes privilegiadas. Para estas pessoas poderem viajar com segurança, levavam uma forma de passaporte, que poderia ser uma carta de recomendação de um governo ou soberano, ou um salvo-conduto. Por serem poucos os usuários, não haveria problemas sérios nas fronteiras entre os países - a verificação e a validação dos passaportes não se tornariam obstáculos.
Isto mudaria com o início do turismo em massa associado às facilidades de transporte rápido e barato na idade das ferrovias no século XIX, com o aumento súbito do número de viajantes. Para contornar os problemas surgidos com os atrasos agora criados na travessia das fronteiras, houve uma série de entendimentos internacionais, que limitavam ou eliminavam o uso dos passaportes em viagens internacionais. Este estado de graça era suspenso em tempos de guerras, notadamente a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918), depois da qual procurou-se padronizar pela primeira vez os passaportes através de conferências internacionais, em 1920 e 1926, sob os auspícios da Liga das Nações. O trabalho iniciado pela Liga teve continuação depois da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), sendo conduzido pela OACI.(...) Ler mais


05/10/2004
A Rede CLARA e colaboração científica internacional

Na coluna de 30 de dezembro de 2003, foram apresentadas as novas redes de comunicação que seriam postas ao serviço da comunidade nacional de pesquisa em 2004. Já em maio, foi inaugurada formalmente a Rede Experimental do Projeto GIGA, uma rede para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e aplicações de redes de alto desempenho (v. coluna de 9 de maio). Agora no último dia de agosto começou a operar a Rede CLARA, que já permite comunicação direta entre Brasil e Chile, e integra estes dois países às redes avançadas de todo o mundo, através de uma conexão para a Europa, e se estenderá a 13 ou 14 países da América Latina até o início de 2005.

CLARA, a Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas, foi criada em 2003 como esforço conjunto de 14 países da região: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Juntos estes países estão montando, com generoso apoio financeiro da União Européia através do Projeto ALICE, a primeira rede de comunicação dedicada à educação e pesquisa que integre todos estes países (v. www.dante.net/alice ).
Antes da Rede CLARA, somente a metade destes países mantinham redes dedicadas à educação e pesquisa, e o tráfego entre dois países da região passava sempre pelos EUA. A Rede CLARA modifica esta situação e cria no mundo das redes de comunicação enlaces fortes entre os países da região, tais como já existem na cultura e na política. (...) Ler mais
 


16/09/2004
A convergência digital e o futuro

Ao falar de convergência digital, geralmente se refere à simplificação possível nas redes de comunicação possibilitada pela adoção crescente de conteúdo digital, ou seja, por meio de sinais discretos, ao invés de alternativas analógicas, como usadas tradicionalmente na telefonia e na televisão. Numa das primeiras colunas publicada neste espaço, em 19 de junho de 2000 , foi abordado este assunto, com uma descrição de como a transformação de todas as diferentes mídias transmitidas para a representação digital leva de maneira inexorável para uma solução única de infra-estrutura de transporte e distribuição destas mídias. Foi inclusive apontado o papel de facilitador da tecnologia Internet, que vinha sendo apontada como a real solução para a convergência digital, depois das propostas inadequadas de Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI), nas suas duas encarnações de faixa estreita (FE) e faixa larga (FL).
Essa coluna anterior foi redigida no auge da "bolha" que assanhou o mundo das telecomunicações no final do século passado, com a realização de grandes negócios, não todos aconselháveis, e que acabou estourando subitamente, deixando na lona ou muito fragilizadas empresas e investidores. Agora, quatro anos mais tarde, poderemos examinar se continua válida a análise apresentada em 2000. Nem tudo foi perdido, evidentemente. Muitos dos investimentos realizados nessa época, especialmente na montagem de infra-estrutura de comunicação (lançamento de cabos ópticos), foram muito oportunos, mesmo se o benefício não tivesse sido dos investidores originais. (...) Ler mais
 


22/08/2004
A identificação por radiofreqüência está chegando

Na verdade, ela já está em uso entre nós. A forma mais comum, por enquanto, é o "passe eletrônico" colado no pára-brisa do carro e usado em nossas estradas para pagar o pedágio sem precisar parar, mas ela também vem sendo usada em cartões de identificação que podem ser lidos sem contato. O nome genérico para esta tecnologia em inglês é "radio frequency identification" (RFID), ou seja, a identificação por radiofreqüência. Esta tecnologia permite realizar remotamente o armazenamento e recuperação de informação usando um dispositivo chamado de etiqueta de rádio-identificação ("RFID tag", em inglês), um objeto pequeno que poderá ser afixado a, ou incorporado em, um produto ou bem, ou até num ser vivo. A etiqueta de identificação por radiofreqüência possui uma antena de rádio que permite receber pedidos enviados por uma leitora de identificação por radiofreqüência e transmitir respostas. (v. www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_identificacao_por_radiofrequencia.html ).
O uso de identificação por radiofreqüência é visto por alguns como uma extensão, através de adoção de uma nova tecnologia, dos códigos de barras, que são lidos opticamente para permitir a identificação automática (v. www.eanbrasil.org.br). Códigos de barras são usados no comércio, nos serviços de transportes em geral, e até em identificação das pessoas. No comércio, já existe um acordo internacional para adoção de códigos globalmente únicos para produtos, chamados de "Números Globais de Item Comercial", ou GTINs (do inglês), sendo o formato mais comum chamado de EAN-13, de 13 dígitos decimais. Os produtos fabricados no Brasil usando este formato começam com os códigos nacionais 789 ou 790, e incluem um código de produtor e código de produto, que juntos possuem 10 dígitos. Para o comércio, a adoção de códigos de barra tem simplificado a operação de ponto de venda, eliminando a necessidade de usar etiquetas de preço nos produtos e o registro potencialmente errôneo destes preços pelo operador do caixa. Adicionalmente, esta automação simplifica controle de inventário, pois o registro correto das vendas permite deduzir a quantidade de itens ainda no estoque. (...) Ler mais
 


30/06/2004
Mudanças de paradigma 

A pesquisa científica tem por objetivo promover mudanças na maneira pela qual entendemos o mundo. Na maioria da vezes, estas mudanças são incrementais, envolvendo apenas uma pequena inovação, deixando virtualmente intocada a grande estrutura do conhecimento da área em questão. Entretanto, na história do progresso científico, às vezes foram realizadas mudanças que não foram apenas incrementais, mas representaram uma ruptura com o passado, abrindo um novo capítulo na nossa compreensão da natureza, com sua assimilação exigindo, inclusive, a reconstrução das teorias anteriores e a re-interpretação de observações experimentais antes realizadas. Exemplos de proponentes destas rupturas incluem Copérnico, que explicou os movimentos dos planetas supondo que estes moviam em torno do sol ao invés da Terra; Darwin, que explicou a origem das espécies; e Einstein, que nos apresentou a relatividade de observação de fenômenos físicos.
------
O artigo de O´Reilly é longo, e somente será dado aqui um sumário do seu argumento. Na visão dele, o software aberto exprime três tendências de longo prazo: a conversão de software em "commodity"; a colaboração em rede; e software como serviço. Olhemos a cada uma a seguir. (...) Ler mais


14/06/2004
Experiências e perspectivas de redes sem fio

A queda do preço de venda de roteadores de rádio WiFi de 54 Mbps vem tornando esta tecnologia extremamente atraente. A criação por um entusiasta de uma alternativa mais inteligente do "firmware" do popular roteador da Linksys torna este equipamento capaz de criar extensas redes de rádio, oferecendo oportunidades para novas aplicações, por exemplo na montagem de redes comunitárias ou comerciais. (...) Ler mais
 


17/05/2004
Desagregação das redes de telefonia local

Uma grande barreira à introdução de competição efetiva nos serviços de telecomunicações é o custo elevado da montagem da infra-estrutura necessária para prestar os serviços. A Lei Geral das Telecomunicações de 1997 antecipou este problema, indicando como solução a abertura para as concorrentes das redes das empresas estabelecidas. Sete anos depois, a Anatel finalmente adotou regras para determinar como isto deverá ser feito. (...) Ler mais
 


09/05/2004
Projeto GIGA: a primeira luz na sua rede óptica

Foi realizada no último dia 7 de maio a inauguração formal da Rede Experimental do Projeto GIGA, um marco inovador no desenvolvimento da Internet no País. A oportunidade histórico e o grande desafio agora são repetir com este novo patamar de qualidade e desempenho (acesso a 400 vezes a capacidade em "banda larga" de Speedy ou Velox) a migração da tecnologia para a sociedade em geral que caracterizou o nascimento da Internet comercial no País há dez anos. (...) Ler mais
 


03/05/2004
Competição no mercado de telecomunicações

O aparecimento como eventual comprador da Embratel do consórcio Calais, incluindo todas as três concessionárias de telefonia fixa no país, levantou o espectro da redução da competição no mercado nacional das telecomunicações pela eliminação da Embratel desse cenário. É evidente que o interesse do consumidor é servido melhor por mais e não menos competição, e identificamos algumas alternativas. (...) Ler mais
 


15/04/2004
Condomínios de fibras ópticas

As redes óptica metropolitanas são uma solução muito boa para pequenas comunidades especializadas. Para atender às necessidades de comunicação de comunidades maiores, por exemplo, de uma cidade inteira, requer uma abordagem mais geral, preocupando-se com questões de arquitetura e financiamento. Um modelo bem interessante e provado em alguns países, mas ainda inédito no Brasil, é o condomínio de fibras. (...) Ler mais
 


21/03/2004
O primeiro quilômetro

Na coluna de 3 de maio de 2002 foram descritas as novas maneiras de montar redes de comunicação de alta capacidade e de longas distâncias, utilizando transmissão de luz em cabos de fibras ópticas estendidos entre as cidades. Nesta coluna concentramos nossa atenção no problema complementar de fazer com que as conexões de alta velocidade cheguem até os destinatários finais, e vamos outra vez exemplificar as soluções buscadas no mundo das instituições de pesquisa e educação, que mantém-se na vanguarda do desenvolvimento das novas comunicações, embora seja facilmente extensíveis aos órgãos públicas e às empresas as soluções tecnológicas apontadas. Este problema de como realizar o conexão de acesso às instituições usuárias é tradicionalmente conhecido como da "ultima milha", pois da perspectiva das empresas tradicionais de telecomunicações com uma grande rede de centrais de telefonia, ele é encarado como a extensão final da sua rede ao usuário. Alguns autores preferem enxergar este problema do ponto de vista do usuário, e preferem o termo "primeiro milha" ou, como adotamos aqui, "primeiro quilômetro" por refletir a preocupação deste usuário em fazer sua comunicação chegar até a rede de longa distância que a leve até seus destinatários. (...) Ler mais
 


27/02/2004
Os físicos e a exclusão digital

Na semana antes do Carnaval houve um evento singular no Rio de Janeiro, que era uma oficina sobre a exclusão digital, no contexto da física das altas energias, realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ, e organizado pelo professor Alberto Santoro. Neste evento se encontraram principalmente os físicos e os especialistas em computação e comunicação, por motivos que se tornarão mais claros em seguida. (...) Ler mais
 


13/02/2004
Olhando nas estrelas

Uma das descobertas da juventude é a existência das estrelas no céu noturno. Os astrônomos nunca perdem o gosto de examinar o céu e procuram cada vez mais maneiras de fazer isto melhor com o uso de telescópios cada vez mais sofisticados e melhor localizados. As redes de comunicação facilitam acesso a estes telescópios e às imagens que resultam do seu uso. (...) Ler mais


21/01/2004
Notícias pela rede

O prazer de ler os jornais é enriquecido pelas novas oportunidades de encontrar jornais de outras cidades e de outros países em forma digital na Internet. Apesar do fato que algumas editoras de jornais estão dificultando o acesso, através de barreiras financeiras, ainda existem muitas alternativas gratuitas, o que dá ao mundo este aspecto de ser uma grande aldeia. (...) Ler mais


2003


30/12/2003
As redes avançadas em 2004

Depois de passar 18 meses em discussão em círculos relativamente fechados, as novas redes avançadas GIGA e CLARA deverão entrar em operação no primeiro semestre de 2004, abrindo oportunidades para o progresso científico e tecnológico no Brasil e na América Latina. (...) Ler mais


22/12/2003
Infoinclusão, o OPPI e o FUST

Infoinclusão é uma nova forma de se referir à "inclusão digital", e o novo portal OPPI da RITS concentra-se na discussão, formulação e implementação de políticas públicas de infoinclusão. Nesta área, uma das questões mais importantes atualmente é a consulta pública da proposta da Anatel de regulamentação do Serviço de Comunicação Digital (SCD), proposta feita sob encomenda para permitir a aplicação de recursos do FUST. (...) Ler mais


30/11/2003
Software novo para a Internet 

Nas últimas semanas tomei conhecimento de dois softwares para a Internet, que me chamaram à atenção, pelo impacto da maneira que eu faço ou poderei fazer uso da Internet. Espero que eles também poderão interessar a outras pessoas também. 

Deles o mais prosaico é um filtro de spam. Nas colunas de 18 de maio e de 26 de maio últimos, foi abordado o assunto do spam, que é definido como mensagens de correio eletrônico não solicitadas e enviadas a granel, analisando esta moléstia e discutindo soluções. Nos últimos seis meses piorou muito, e em meu caso pessoal específico mais da metade das mensagens que recebo podem ser classificados assim. Nos EUA, a situação já mereceu legislação própria e foi aprovado há uma semana pelo congresso nacional desse país projeto de lei que regulamenta o assunto. Este projeto de lei já foi criticado duramente por comentaristas especializados porque, embora torne ilegal a maior parte de spam que estamos acostumado a receber, somente terá impacto sobre o spam enviado a partir de algum ponto dos EUA, ignorando o fato que boa parte destas mensagens se origina em outras partes do mundo, inclusive no Brasil. (...) Ler mais


07/11/2003
A propriedade intelectual e as patentes

A proteção de propriedade intelectual através de patentes assume uma importância crescente no mundo atual, especialmente com os tratados que estendem internacionalmente a sua validade. As conseqüências às vezes surpreendentes da defesa das invenções são examinadas em três áreas: transmissão multimídia na Internet, os remédios e os organismos geneticamente modificados (os transgênicos). (...) Ler mais


24/10/2003
Bolívia: informação e comunicação

Uma viagem recente à Bolívia no meio da sua crise recente revela a pouca importância dada pela imprensa brasileira aos assuntos internos deste país vizinho, mesmo quando é ameaçada a segurança de viajantes brasileiros. Também são comentados alguns serviços de comunicação encontrados nesse país e incomuns entre nós.
(...) Ler mais


15/10/2003
O triste fim de uma experiência promissora com tecnologia eleitoral

Apesar da alerta dada recentemente a respeito da tentativa de eliminar da legislação eleitoral o mecanismo eficaz de auditagem representado pela impressão do voto na urna eletrônica, esta tentativa teve sucesso no Congresso no início de outubro. A passagem pelo Congresso da nova legislação foi marcada pela absoluta ausência de debate do seu mérito, e também por incidentes de ética questionável, envolvendo o sistema de registro da tramitação de projetos de lei dentro da Câmara.
(...) Ler mais


17/09/2003
Alerta contra a Insegurança do Sistema Eleitoral Informatizado

Face às tramitações aceleradas de projeto de lei que pretende suprimir as salvaguardas de confiabilidade providas pelo mecanismo da impressão do voto na urna eletrônica brasileira, me juntei a vários colegas, professores e especialistas em informática na comunidade acadêmica, para divulgar esta alerta ao público.
(...) Ler mais


01/09/2003
Teste de sobrevivência

O verme SoBig.f foi avaliado semana passado como o ataque mais caro desde o início da Internet. O artigo descreve alguns dos conseqüências sentidas e discute medidas de controle legal que poderiam ser tomadas, para reduzir o número de incidentes deste tipo. (...) Ler mais


25/08/2003
O desastre anunciado

O mês de agosto deste foi marcado por diversos incidentes que demonstram a vulnerabilidade da infra-estrutura de uso cotidiano, especialmente a Internet, mas também incluindo transportes e energia elétrica. Muitos problemas podem ser creditados ao uso amplo de software conhecidamente inseguro, colocando em sério risco a credibilidade desta infra-estrutura e impondo prejuízos a seus usuários. (...) Ler mais


01/08/2003
Urnas eletrônicas: Brasil na contramão da história

Como de praxe, o Congresso Nacional aprecia um ano antes de cada eleição mudanças na legislação eleitoral. Este ano, cumprindo promessa de 2002 do antigo presidente do TSE, está sendo proposta a eliminação do único mecanismo eficaz já proposto aqui para permitir que o próprio eleitor verifique que a urna eletrônica está funcionando corretamente, que é a impressão deste voto e sua exibição ao eleitor. (...) Ler mais


01/07/2003
O nascimento do TIDIA 

Foram lançados formalmente no dia 27 de junho os editais de projetos do programa TIDIA da FAPESP, que pretende financiar o desenvolvimento de tecnologias de redes de comunicação de alto capacidade para fortalecer o preparo do estado de São Paulo. Iniciativa semelhante também está sendo gestada dentro do Projeto GIGA, do CPqD e RNP, que está construindo um laboratório em torno de uma rede experimental entre Campinas e Rio de Janeiro. (...) Ler mais


22/06/2003
ALICE nos países das maravilhas

As redes Internet acadêmicas da América Latina, aproveitando o embalo dado pelo programa ALIS da União Européia, acabam de criar formalmente sua associação, chamada CLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). A principal meta da CLARA é montar, em colaboração com as parceiras européias, uma rede latino-americana que integre os países da região e permite sua conexão à Europa. (...) Ler mais


26/05/2003
Spam: será que tem cura?

O "spam" foi apresentada na coluna anterior como uma moléstia que prejudica substancialmente o bom funcionamento da Internet. Esta coluna explica alguns dos remédios que estão sendo usados para combatê-lo, e aponta as dificuldades enfrentadas para encontrar uma solução que conserve as características desejáveis do correio eletrônico na Internet. (...) Ler mais


18/05/2003
Spam: a descrição da moléstia

O serviço de correio eletrônico da Internet está sendo seriamente prejudicado pelo envio maciço de mensagens não solicitadas, conhecidas como "spam". Nesta primeira de duas colunas sobre este assunto, são descritas as características do "spam" e como seus responsáveis conseguem inundar a Internet com suas mensagens. (...) Ler mais


03/05/2003
Como construir as novas redes ópticas

A próxima geração de redes de comunicação está sendo construída pela comunidade acadêmica em alguns países do mundo avançado, aproveitando-se da ampla disponibilidade de infra-estrutura de fibra óptica instalada por operadoras de telecomunicações. Esta mesma disponibilidade também existe no Brasil, e ela deverá ser explorada para também capacitar nossa indústria e nossos técnicos e usuários das comunidades de educação, pesquisa e saúde para construir e usar esta nova geração de redes. (...) Ler mais


31/03/2003
Ciberdireito no Rio de Janeiro

Realizou-se na semana de 24 de março no Rio de Janeiro um seminário internacional dobre o direito da Internet, com a presença de destacados professores de direito do Brasil e do exterior, and participação de outras personalidades como os músicos John Perry Barlow e o ministro Gilberto Gil. Esta iniciativa faz mais uma boa contribuição à elaboração de um arcabouço legal apropriado para regular as novas tecnologias de informação e comunicação. (...) Ler mais


23/03/2003
Mais novidades do mundo do rádio

A transmissão em banda larga de dados por rádio nos EUA vem sendo transformado pelo aparecimento de equipamentos que exploram modificações feitas recentemente nas regras de administração do espectro naquele país, especialmente a dispensa de licença para uso da faixa de 5 GHz (U-NII) e o uso de transmissão em faixa muito larga (UWB). Para legalizar o uso destas novas tecnologias no Brasil, é preciso que a Anatel mude as atuais regras de administração do espectro de rádio. (...) Ler mais


06/03/2003
A reforma do Comitê Gestor da Internet no Brasil 

Começou o debate público sobre o futuro do Comitê Gestor Internet (CGI), responsável desde 1995 pela governança da Internet no país. Neste debate estão sendo discutidos, entre outros tópicos, como devem ser escolhidos seus membros, e se o CGI deve assumir a administração direta das funções do Registro nacional de nomes e endereços IP. (...) Ler mais


23/02/2003
ICANN vem ao Rio de Janeiro

Na semana de 23 de março próximo, será realizada no Rio de Janeiro a próxima reunião da ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, responsável em última análise para a administração de endereços IP e nomes de domínios, que são essenciais para o funcionamento da Internet de hoje. Esta reunião fatalmente será marcada por vários conflitos não resolvidos que têm caracterizada a atuação recente desta organização. (...) Ler mais


17/02/2003
O papel das redes na colaboração científica

Em reuniões recentes em Miami, foi descrita e discutida a colaboração científica entre a América Latina e outros países, especialmente EUA, viabilizada pelo uso de redes de comunicação. Há boas perspectivas de melhorar esta colaboração, aproveitando novas oportunidades para melhorar a infra-estrutura de interconexão das redes acadêmicas nos países da região. (...) Ler mais


20/01/2003
De volta ao FUST         

A chegada de um novo governo federal traz a tona assuntos não resolvidos pelo anterior. Em 2000, foi criado o FUST, Fundo da Universalização dos Serviços de Telecomunicações, que até o momento acumula mais de dois bilhões de reais em recursos. Entretanto, tem se mostrado difícil usar estes recursos no passado, por causa de divergências sobre como eles deveriam ser aplicados. O novo ministro das comunicações já anunciou que quer aplicar estes recursos nas escolas, mas é precisa antes resolver a questão ainda pendente da melhor maneira de fazer isto. (...) Ler mais


2002


30/12/2002
A administração do espectro eletromagnético

Desde 1927, quando primeiro adotado nos EUA, a administração do espectro de rádio no mundo tem seguido o regime de "comando e controle", onde um órgão do governo (a Anatel no Brasil) decide quem pode transmitir o quê e em que freqüência. O uso ineficiente do espectro resultante e as oportunidades criadas por novas tecnologias de rádio estão sendo considerados nos EUA motivos para abandonar este regime tradicional, e adotar outros mais apropriados aos tempos atuais. A coluna sugere que o Brasil acompanhe esta mudança de regime, para habilitar-se a participar plenamente em futuros mercados de equipamentos de radiocomunicação. (...) Ler mais


16/12/2002
A Internet faz 20 anos e o Brasil inova

No dia 1o de janeiro de 2003, a Internet fará 20 anos, desde a data quando foi oficialmente inaugurada. Vinte anos depois, ela está ajudando a criar um mundo novo de comunicação, criado pela convergência das áreas de telecomunicações e tecnologia de informação. No Brasil, este novo espírito é encarnado pelo Projeto Giga, de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de rede, que inicia sua execução neste mês de dezembro. Espera-se deste projeto que ele permita criar soluções brasileiras para os desafios das futuras redes de comunicação que usaremos no futuro. (...) Ler mais


01/12/2002
A defesa da privacidade e o interesse do estado

A "guerra contra o terror", declarada pelo governo dos EUA depois do ataque ao World Trade Center, vem mudando o ponto de equilíbrio entre o direito de privacidade individual e o direito de intrometimento governamental na vida das pessoas. Recentemente, vêm aparecendo novas ferramentas Internet para defender esta privacidade, para uso em países com governos intolerantes de contestação. (...) Ler mais


17/11/2002
Urnas eletrônicas aqui e nos EUA

Em outubro, pela primeira vez, foi testado nas urnas eletrônicas brasileiras um mecanismo de auditoria do voto através da sua impressão e validação pelo eleitor. Ainda será necessária uma avaliação criteriosa deste mecanismo para uso em futuras eleições. O artigo ainda relata algumas reações ao uso mais amplo de urnas eletrônicas nas eleições dos EUA no início deste mês. (...) Ler mais


30/10/2002
Novidades sobre o Educação a Distância (EAD)

A evolução das redes de computadores hoje permite sua utilização para sustentar Educação a Distância (EAD). A coluna discute a base técnica para esta nova modalidade de EAD, e apresenta três iniciativas separadas recentemente adotadas no país. Uma destas, a UniRede - Universidade Virtual Pública do Brasil, tem a capacidade de trazer o ensino público e gratuito de qualidade ao alcance de uma fatia muito maior da população do que é atendido hoje pelo sistema "presencial". (...) Ler mais


30/09/2002
Mais considerações sobre as eleições 2002

Conclui-se a análise dos instrumentos de votação eletrônica à disposição do eleitor para as eleições de outubro, e dos meios que ele tem para fazer sua escolha de representante nas eleições proporcionais (para deputado). (...) Ler mais


23/09/2002
Finalmente, as urnas 2002

As eleições estão chegando, mas infelizmente não foram sanadas a tempo as deficiências de segurança das urnas eletrônicas, apesar dos esforços neste sentido. E o que é pior é que não vai ser possível detectar a exploração destas deficiências na maioria dos casos. (...) Ler mais


27/08/2002
Negroponte na Índia

Nicholas Negroponte, professor e diretor da Media Lab do MIT, recentemente abriu uma "filial" na Índia, com generoso apoio do governo indiano. Um dos primeiros assuntos escolhidos para exame pelo Media Lab Asia é a maneira de levar acesso a comunicações modernas para o povo deste país de um bilhão de habitantes, que moram principalmente em aldéias com pouca infra-estrutura de comunicação. Neste artigo examinamos o uso da rede de rádio IEEE 802.11, que Negroponte imagina oferecer solução para muitas usos. (...) Ler mais


05/08/2002
O Projeto GIGA: um experimento nacional em redes ópticas

Duas iniciativas promissoras de fomentar pesquisa e desenvolvimento em redes avançadas estão sendo gestadas no país. Além do Programa TIDIA do estado de São Paulo, o governo federal apoia o Projeto GIGA, que pretende montar uma rede experimental entre os estados do SP e RJ, para atividades de pesquisa e desenvolvimento em redes avançadas e telecomunicações realizadas por empresas e instituições de pesquisa. (...) Ler mais


21/07/2002
A tempestade na indústria das telecomunicações

A WorldCom segue a Global Crossing rumo à falência. O que está acontecendo com as grandes empresas das telecomunicações, e quais são as semelhanças e diferenças entre a situação nos EUA e no Brasil? (...) Ler mais


27/06/2002
O redescobrimento pela Europa da América Latina

Depois de 10 anos da Internet ter sido estabelecida na América Latina, através de ligações diretas entre os países da região e os EUA, nasce uma iniciativa da União Européia para criar laços diretos para a Europa. O programa ALIS promove cooperação em projetos da Sociedade de Informação, além de incentivar a interconexão entre as redes de ensino e pesquisa da Europa e dos países da região. (...) Ler mais


04/06/2002
Acesso discado à Internet

A rede de telefonia foi projetada para o serviço de voz, mas acabou sendo usado em grande parte para comunicação de dados, e, especialmente, para acesso à Internet, causando problemas para a qualidade do serviço de voz, além de ter custos não uniformes. A Anatel está estudando novas formas de prestar o serviço de acesso à Internet, com benefícios para usuários até hoje discriminados. (...) Ler mais


19/05/2002
Vou para a minha praia

Nesta semana (de 20 a 24 de maio) será realizado o vigésimo Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC) em Búzios. O SBRC reúne a comunidade acadêmica de P&D em redes para trocar idéias e experiências, e debater os rumos da área. Entre os assuntos a serem discutidos em Búzios estão novos rumos de colaboração entre esta comunidade e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). (...) Ler mais


08/05/2002
Quem controla seu gravador de vídeo?

Há 20 anos, a indústria de cinema tentou tornar ilegal gravar programas de TV num gravador de fita de vídeo. O insucesso desta tentativa levou à explosão no comércio de fitas de vídeo, com grandes benefícios para a indústria cinematográfica. Hoje, a mesma indústria repete a ação legal, esta vez dirigida ao gravador de vídeo digital. Terá mais sucesso esta vez? (...) Ler mais


25/04/2002
10+: Dez anos da Internet no País

Em 1992, iniciou-se no país o uso regular da Internet, inicialmente restrito às principais instituições nacionais de ensino e pesquisa. Hoje, dez anos depois, a Internet está em toda parte. São lembrados dois períodos cruciais que influenciaram fortemente esta transformação. (...) Ler mais


01/04/2002
Hollywood já quer emascular o PC

Uma das aplicações Internet mais atraentes é o compartilhamento de conteúdos digitais, como primeiro demonstrado por Napster. Napster agora foi morta, mas sua função passou para Morpheus e KaZaA, de interdição judicial mais difícil. Agora é o vez dos filmes. Para evitar repetir a história de Napster, os DVDs são protegidos criptograficamente. Porém seu segredo caiu no domínio público. Para evitar mais repetições de uso "inapropriado" de PCs, a indústria de cinema propõe legislação para impedir que cada PC possa copiar certos conteúdos, emasculando-o já na fábrica. (...) Ler mais


24/03/2002
Software aberto: o governo está contra?

Através de uma série de decisões isoladas, o governo federal vem impondo ao cidadão o uso de software da empresa Microsoft para funções essenciais de computação e comunicação. Isto não é necessário e muito menos desejável, porém até o momento houve pouca mobilização de protesto, exceto num caso importante em 2001. Já em 2002, há mobilização mais ampla que atinge, inclusive, a obrigatoriedade do uso de Windows para a entrega da declaração de ajuste do imposto de renda. (...) Ler mais


04/03/2002
ICANN na encruzilhada

Quase dois anos depois de promover a eleição de 5 de seus diretores pela votação de usuários individuais da Internet, a ICANN volta a debater o futuro desta democracia direta na condução das suas atividades. Há 3 propostas na mesa, para o deleite de todos os gostos, indo da extensão ampla da participação de usuários até sua substituição total por representantes governamentais. As alternativas serão debatidas numa reunião da ICANN em Gana na semana que vem. (...) Ler mais


17/02/2002
Lawrence Lessig e o Direito Autoral

Lawrence Lessig é professor de direito de Stanford University, que vem estudando a inadequação das leis tradicionais para lidar com o aparecimento da Internet. A facilidade de copiar e distribuir obras pela rede tem um grande impacto sobre o direito autoral, mas Lessig considera equivocadas recentes modificações na legislação, que apenas reforço o aspecto de propriedade. Para ter uma comunidade funcional e saudável, para ele é importante também pensar em aspectos coletivos da criação. (...) Ler mais


01/02/2002
O futuro das comunicações

O pedido de concordata feito pela empresa Global Crossing é o maior na história das telecomunicações, que foi ocasionado pela empresa não atrair os clientes de banda larga necessários para viabilizar seu negócio de telecomunicações internacionais. Identificamos impedimentos ao crescimento do mercado de banda larga, e descrevemos uma proposta para neutralizá-los, liberando a energia de inovação, e em última análise prestando bons serviços à sociedade e à cidadania. (...) Ler mais


16/01/2002
Uma rede sustentada pelo amor

O ano 2001 foi péssimo para as empresas de alta tecnologia da revolução "ponto-com", com muitas falências, desemprego e perdas financeiras. Entretanto, a Internet em si continua firme e forte, pois boa parte da sua infra-estrutura e conteúdo é criada e mantida em funcionamento sem a busca de ganhos financeiros. A criação e sobrevivência desta Internet, construída pelo amor, é o grande milagre dos nossos tempos. (...) Ler mais


2001


31/12/2001
Urnas eletrônicas 2002: o enterro da auditoria

A longa discussão sobre a maneira mais apropriada de incluir mecanismos de auditoria na urna eletrônica brasileira levou ao triste desfecho em dezembro da aprovação pelo Congresso de um projeto de lei que tanto modificou as propostas originais que retirou delas sua eficácia funcional. (...) Ler mais


23/12/2001
Surfando as ondas do rádio               

Cresce rapidamente a utilização de computação nômade, com acesso à Internet feito através de placa de rádio IEE 802.11b (o Wi-Fi). Examinamos as características dos provedores de acesso, tanto comerciais como informais, que dão suporte ao acesso à Internet para estes novos nômades do nosso tempo, e ainda espiamos um pouco a próxima geração de equipamentos de acesso via rádio, com taxas de transmissão até 54 Mbps. (...) Ler mais


25/11/2001
A subversão da criptografia          

Lanterna Mágica é o novo recurso, inventado pelo FBI dos EUA, para combater o uso de criptografia forte por seus desafetos, e consiste da penetração do computador do alvo de investigação por um vírus, no melhor estilo dos hackers, para em seguida transmitir aos seus mestres os dados digitados pelo usuário. Não é tão claro quem vai mais se beneficiar desta nova evolução tecnológica da guerra contra o crime. (...) Ler mais


17/11/2001
Revelação total de defeitos em software

Foi reacendido recentemente o debate sobre as vantagens e desvantagens da revelação total de defeitos de software que causam vulnerabilidade a ataques de sistemas ligados à rede Internet. A indústria de software (leia-se Microsoft) que os profissionais de segurança se comportem "com responsabilidade", enquanto estes profissionais criticam a má qualidade de segurança de software dessa empresa. A nova preocupação com a segurança nacional dos EUA poderá pesar na balança, em favor da indústria de software. (...) Ler mais


31/10/2001
O farol entrou em pane

Seis semanas depois dos atentados de 11 de setembro, os EUA já adotaram a lei USA-PATRIOT, supostamente para se defenderem contra o terrorismo, mas na verdade incorporando um amplo leque de poderes novos para a polícia, inclusive a remoção ou liberalização de controles sobre interceptação e quebra de sigilo de comunicações de voz e eletrônicas. A aprovação da nova lei se deveu ao estado de pânico induzido ultimamente na população dos EUA, e representa um retrocesso na defesa das liberdades individuais. (...) Ler mais


22/10/2001
Dante e Géant

Enquanto no Brasil, a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) tem a tarefa de interligar as redes acadêmicas dos diferentes estados, o trabalho correpondente na Europa, a interligação das redes nacionais de 33 países, é realizado pela empresa Dante, que está em vias de instalar sua nova rede, Géant, antes do final do ano. Géant é uma das redes mais rápidas no mundo, alcançando velocidades de transmissão de 10 Gbps. (...) Ler mais


30/09/2001
Redes ópticas no Brasil: a infra-estrutura física

A Internet do futuro será em grande parte implementada usando transmissão em fibras ópticas. Mostramos que muitas das fibras que deverão ser usadas estão sendo instaladas por empresas que não atuam tradicionalmente no ramo das telecomunicações. As futuras redes comunitárias deverão operar seus próprios equipamentos sobre fibras dedicadas. (...) Ler mais


17/09/2001
A democracia e o perigo das emergências

Os atentados perpetrados em Nova Iorque e Washington no último dia 11 de setembro criaram a oportunidade para tornar mais autoritárias as sociedades democráticas, aproveitando rapidamente do desejo generalizado de impedir que venham a se repetir. Infelizmente a pressa é o inimigo da perfeição, e existe um sério perigo de correr para adotar medidas de segurança para "proteger" a liberdade, que acabam solapando justamente esta liberdade. (...) Ler mais


27/08/2001
Uma pausa para meditação

É feita uma análise curta dos temas discutidas nesta coluna durante os últimos 15 meses. O colunista também descreve as ferramentas essenciais do seu trabalho, responsáveis para conseguir as informações usadas para compor sua coluna. (...) Ler mais


20/08/2001
A força das indústrias de entretenimento

A lei norte-americana Digital Millennium Copyright Act inova em tornar crime a burla de tecnologias de proteção de propriedade intelectual. Esta lei já está tendo conseqüências nefastas em inibir pesquisa científica em criptografia, além da prisão de um programador russo que participava de uma conferência nos EUA. Agora está sendo proposta para outras países da ALCA, inclusive o Brasil, a adoção de medidas semelhantes em sua legislação doméstica. (...) Ler mais


12/08/2001
SELA - uma alternativa eletrônica de auditoria das urnas eletrônicas

Um dos fatores que polarizava opiniões a respeito das críticas à insegurança das urnas eletrônicas era a proposta de apenas uma solução corretora, que envolvia a impressão em papel dos votos dados. Nos últimos dias, tomou-se conhecimento de uma segunda alternativa, inteiramente eletrônica, para realizar a auditoria das urnas. Adicionalmente, pela primeira vez o TSE admitiu a possibilidade de adotar novas medidas de transparência e segurança, já para as eleições de 2002. (...) Ler mais


05/08/2001
MP 2.200-1: a ICP-Brasil reeditada                              

Um mês depois da edição da Medida Provisória 2.200, decretando a criação de suporte amplo para uso de criptografia e assinaturas digitais, a MP foi reeditada com modificações, que atendem a algumas das críticas da sociedade. Entretanto, muitas destas críticas ainda não foram respondidas, e espera-se que vai continuar uma nova fase de propostas e contrapropostas. (...) Ler mais


29/07/2001
Urnas eletrônicas 2002: a corrida contra o tempo

Faltam pouco mais de dois meses para promulgar as regras das eleições gerais de 2002. Uma das questões polêmicas que precisam ser resolvidas é dar maior segurança ao voto eletrônico. Esta questão foi discutida num relatório, publicado recentemente nos EUA, sobre a modernização do voto naquele país. (...) Ler mais


22/07/2001
ENUM: a integração de acesso a serviços em redes

Inventado há um ano, está se tornando muito bem recebido um novo esquema para registrar números telefônicos como os nomes na Internet de indivíduos. Este esquema permitiria oferecer diversas alternativas de contato ao indivíduo, incluindo correio eletrônico, fax, pager e até telefone. (...) Ler mais


16/07/2001
Mais reflexões sobre a ICP-Brasil

Desde a edição da Medida Provisória 2.200, criando a Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), aumentam as vozes críticas a seu respeito, tanto do aspecto técnico como jurídico. (...) Ler mais


09/07/2001
Assinaturas digitais: falta pouco agora

Por um lado o Congresso e por outro o governo já criam perspectivas a curto prazo para regulamentar os documentos eletrônicos e seu uso em transações comerciais, financeiras e administrativas. (...) Ler mais


02/07/2001
Apenas uma questão semântica?

Na semana passada, foi questionada pelo STJ e por um alto funcionário da Anatel a base jurídica para o funcionamento da Internet no país. A princípio, esta questão já teria sido resolvida na década passada, inclusive pela aprovação da Lei Geral das Telecomunicações de 1997. (...) Ler mais


24/06/2001
A concorrência na oferta de telefonia

Atualmente, a oferta de serviços de telefonia IP, a custos bem inferior aos convencionais, está sendo reprimida pela polícia federal, com base na legislação vigente, criada pela Anatel. Argumenta-se que estes serviços são tão interessantes ao consumidor como são dos camelôs e dos vans, e que deve ser modificada a legislação para adequá-la às novas realidades tecnológicas. (...) Ler mais


17/06/2001
ICANN: a questão da representatividade

Enquanto os novos diretores, eleitos pelos usuários, continuam a animar as reuniões da ICANN, continuam os estudos para reavaliar o papel do eleitor individual de diretores dentro da sua estrutura. Foi publicado no início do mês um estudo independente sobre esta questão que joga mais luz sobre as eleições realizadas no ano passado. (...) Ler mais


11/06/2001
A Conferência de Haia e a Internet

Está sendo discutida uma futura Convenção de Haia sobre a resolução de disputas civis e comerciais internacionais. A versão proposta desta convenção vem recebendo críticos que alegam que suas propostas serão maléficas para os usuários da rede, por aplicar a todos os países signatários da convenção as leis nacionais de qualquer um deles, inclusive as mais retrógradas. (...) Ler mais


04/06/2001
Os zumbis e seus mestres malevolentes

Há pouco mais de dois anos apareceu o primeiro ataque DDoS (Distributed Denial of Service) na Internet, onde um sítio é bombardeado por mensagens enviadas de forma coordenada por centenas de zumbis (máquinas subvertidas) controlados por um mestre. Esta praga vem se alastrando pela Internet, causando o efetivo fechamento temporário do sítios que são suas vítimas. O relato recém publicado de um estudo de um ataque DDoS por um especialista em segurança joga luz neste submundo anárquico dos hackers adolescentes. (...) Ler mais


29/05/2001
As bibliotecas no tempo da Internet

A Internet revoluciona o acesso à informação, e entre os lugares afetados são as bibliotecas universitários, que vêm sendo complementadas pelas bibliotecas digitais. O uso de bibliotecas digitais também apresenta novas oportunidades para a divulgação das informações científicas, e há um grande movimento no meio acadêmico para promover seu arquivamento no domínio público seis meses depois da sua publicação, facilitando assim o acesso mais amplo e democrático. (...) Ler mais


20/05/2001
Europa: a guerra pela privacidade das comunicações

Uma guerra está sendo travada dentro da União Européia, onde a legislação que desde os anos 80 protege a privacidade das bases de dados pessoais está na mira dos governos dos países membros, que defendem reduzir esta proteção para dar novas armas às polícias para investigação do crime, inclusive a bisbilhotice sem restrições do correio eletrônico de todos os usuários da Internet. (...) Ler mais


14/05/2001
Contato com as raízes

Antes da Internet o acesso à informação sobre os assuntos públicos de países distantes era restrito aos leitores de jornais e ouvintes das estações de rádio daqueles lugares. Isto limitava muito o contato do emigrante com as suas raízes. A publicação eletrônica dos jornais e a transmissão de programas de rádio pela Internet agora estão contribuindo para superar a "tirania da geografia". (...) Ler mais


06/05/2001
Software aberto, software livre e propriedade intelectual

A Microsoft lançou esta semana seu programa de "codigo compartilhado", para dar um contraponto aos movimentos de software livre e software aberto. A coluna examina estas tendências no desenvolvimento e distribuição de software. (...) Ler mais


02/05/2001
Eleições pela Internet

Enquanto a imprensa nacional começa a discutir a segurança das urnas eletrônicas na esteira das revelações da subversão do painel de votação do Senado, nos EUA aprofunda-se a discussão sobre a automação das eleições, usando, inclusive, a Internet. (...) Ler mais


23/04/2001
A ética e o profissional de informática

A crise da adulteração do painel do Senado resultou da conduta pouco ética de diversas pessoas, inclusive de profissionais de informática da Prodasen. Entre outras conseqüências, volta-se a questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas do TSE. (...) Ler mais


17/04/2001
P3P - uma solução para privacidade na Web?

O problema de controle de "cookies" e a coleta de informações pessoais levaram à proposta de P3P, uma maneira de formalizar a política de privacidade do dono do sítio WWW, e permitir o uso de ferramentas automáticas de decisão. Porém não há consenso se P3P será suficiente, ou até apropriado, para proteger a privacidade. (...) Ler mais


09/04/2001
Como vai a ICANN?

Em novembro de 2000 foram empossados os cinco novos diretores da ICANN, eleitos diretamente pelos membros individuais. Aqui olhamos um pouco a agenda da ICANN, e a questão importante da sua transparência, agora posta em destaque pela criação de novos canais de informação e diálogo entre a ICANN e a comunidade Internet. (...) Ler mais


02/04/2001
Telefonia IP: pirataria ou competição legítima?

As acusações de "pirataria", feitas pela Embratel às empresas nacionais de telefonia IP, demonstram que tornou-se mais acirrada a competição pelo mercado nacional de telefonia. Por enquanto há uma zona cinzenta onde funcionam estas empresas chamadas de "piratas". Não seria do interesse de todos admitir abertamente esta competição, que só traz vantagens ao consumidor final? (...) Ler mais


26/03/2001
A Internet sem fio e sem licença

Da mesma forma que a indústria de telefonia está sendo transformada pelo uso de rádio, nos telefones celulares, começa a aparecer o rádio como uma alternativa importante para acesso à Internet, especialmente para os computadores portáteis. Tecnologias sem fio de faixa larga, por meio de rádio ou feixe de laser, também podem baratear os custos de acesso comunitário. (...) Ler mais


21/03/2001
A RNP2 revisitada

O rumos da RNP2, versão nacional do projeto Internet2, serão debatidos num workshop em maio em Florianópolis. (...) Ler mais


12/03/2001
O assalto do crime organizado ao comércio eletrônico

O FBI anunciou na quinta feira, dia 8, que bancos e empresas do comércio eletrônico vêm sofrendo uma onda de invasões realizadas pelo crime organizado da Rússia e Ucrânia. A novidade é a escala e o profissionalismo dos ataques, e ela obriga as organizações a repensarem a forma de se proteger contra o crime eletrônico. (...) Ler mais


05/03/2001
Alerta vermelha para usuários de Windows

Muitos usuários de Windows abre acesso aos arquivos no seu disco a colegas trabalhando em outras máquinas na mesma rede local. Sabe-se que isto é inseguro se a máquina em questão também tem acesso à Internet. O lançamento recente de um software, que faculta a qualquer novato na Internet a exploração de discos de computadores alheios, representa uma nova e grande ameaça à segurança de sistemas Windows. (...) Ler mais


26/02/2001
Esperteza não tem fim, espírito público sim

Houve uma tentativa, por parte de uma entidade de ensino superior, de explorar comercialmente uma brecha nas regras do serviço de registro de nomes na Internet. Uma mudança recente nestas regras permite combater essa iniciativa. (...) Ler mais


19/02/2001
Peer-to-peer: a volta da Internet participativa

Uma conferência na semana passada focalizou a reforma do modelo de serviços da Internet, tornada possível pela disponibilidade de grande capacidade computacional ociosa nos computadores pessoais domésticos, e caracterizada por aplicações novas tais como Napster, SETI@Home e ICQ. (...) Ler mais


12/02/2001
Como resolver a exclusão digital

É abordado o tema da "digital divide", ou "fosso digital", que separa os usuários das tecnologias de informação e comunicações dos que estão excluídos atualmente dos seus benefícios. A situação é promissora, pois está se tornando aceito no meio político que é essencial acabar com esta nova forma de "apartheid". (...) Ler mais


05/02/2001
As universidades devem mudar para o domínio "edu.br"?

Na semana passada ficou conhecida amplamente uma resolução do Comitê Gestor Internet BR para promover a transição para o domínio "edu.br" dos nomes Internet usados por instituições da comunidade acadêmica nacional, atualmente cadastrados no domínio "br". Muitas pessoas discordam desta decisão, e esta coluna explicar porquê. (...) Ler mais


29/01/2001
Bases de dados pessoais - o habeas-data

Ao lado da legislação dos países europeus de proteção de dados pessoais e a ausência de legislação específica dos EUA, apareceu a partir da Constituição brasileira uma terceira via, o conceito constitucional de habeas-data, que vem sendo adotado por países da América Latina. (...) Ler mais


22/01/2001
Bases de dados pessoais - a visão européia

Continuando nosso exame da privacidade dos dados pessoais no exterior, olhamos a situação na Europa, onde há uma tradição de proteger a privacidade através de legislação específica. Isto vem criando pressões sobre os EUA, onde a proteção de privacidade é voluntária. Para salvaguardar os atuais fluxos de dados pessoais ao nível internacional, o governo dos EUA criou o conceito de "porto seguro", que atenderia as exigências das leis européias. Porém, pressões internas, populares e empresáriais, poderão levar os EUA a adotar legislação em defesa da privacidade dos dados. (...) Ler mais


16/01/2001
Bases de dados pessoais

Há uma polêmica a respeito da coleta, manuseio e distribuição de dados pessoais, que vem sendo aguçada pelo crescimento do comércio eletrônico. Nesta primeiro coluna sobre o assunto, explica-se as origens da automação de bases de dados pessoais, alguns dos seus problemas, e o modelo da auto-regulamentação voluntária, como praticada em alguns países. (...) Ler mais


08/01/2001
Redes óticas - a última fronteira

Apesar de ter-se passado a usar, e muito, a fibra ótica como meio de transmissão de dados, a capacidade do meio ótico ainda é muito maior do que a efetivamente usada, devido ao descompasso do desempenho entre o domínio ótico da fibra e o domínio eletrônico dos equipamentos. Em breve deverá ser adotada redes totalmente óticas, onde a eletrônica fará parte reduzida, e as velocidades serão muito mais altas. (...) Ler mais


02/01/2001
Tendências globais até 2015, segundo a CIA

No final do ano, a CIA (Agência Central de Informações dos EUA) conduziu um exercício de futurologia, para identificar tendências globais durante os próximos quinze anos. Resume-se aqui a parte deste estudo referente aos impactos da ciência e tecnologia. (...) Ler mais


2000


27/12/2000
Votação pela Internet

As recentes votações pela Internet para decidir quem foi o melhor jogador de futebol do século XX trazem à tona os problemas inerentes em eleições virtuais. Refletimos sobre a eleição para diretores da ICANN, realizada no meio deste ano, e tecemos considerações sobre mudanças desejáveis no processo eleitoral. (...) Ler mais


18/12/2000
Lições de fora sobre a mecanização das urnas

O tumulto que seguiu a eleição presidencial dos Estados Unidos este ano foi causado por defeitos, já previamente identificados, porém não sanados a tempo, no seu sistema de automação do processo eleitoral. Isto era um problema que poderia ocorrer a qualquer eleição. A tecnologia de urnas eletrônicas usadas no País também tem seus defeitos, e é recomendável consertá-los, antes que eles se manifestem numa hora inoportuna. (...) Ler mais


11/12/2000
No país de George Orwell

Na semana passada foi divulgado documento da segurança pública britânica propondo manter arquivados por prazo de sete anos registros de utilização por toda a população britânica dos serviços de comunicação, por telefonia e pela Internet. Esta proposta, considerada por muitos como uma intrusão sem cabimento da privacidade individual, seria inconstitucional no Brasil. (...) Ler mais


04/12/2000
Assinaturas digitais para o comércio eletrônico

O comércio eletrônico varejista requer meios eficazes de pagamento de compras feitas pela Internet, para substituir o uso do cartão de crédito, intrinsecamente inseguro. Em breve, a segurança de transações será garantida pelo uso de pagamentos assinados digitalmente. Porém, serão necessários alguns cuidados para proteger os interesses das partes. (...) Ler mais


27/11/2000
Cryptonomicon, por Neal Stephenson

Neal Stephenson já escreveu vários livros do gênero "cyberpunk", trabalhos futurísticos baseados em avanços na computação, atraentes para aficionados da ficção científica. No seu último livro o autor procura uma platéia com um romance tecno-histórico, inspirado nas origens da computação eletrônica no criptanálise militar da Segunda Guerra Mundial, e em algumas das suas conseqüências até os dias de hoje. (...) Ler mais


20/11/2000
ICP-Gov: a Infra-estrutura de chaves públicas do governo

O governo federal já definiu como deverá ser o suporte para o uso de criptografia de chave pública dentro do serviço público, e em breve passará a realizar autenticação de documentos através de assinaturas digitais. É de se esperar que o padrão adotado vai se estender para o resto da sociedade civil. (...) Ler mais


13/11/2000
A importância da recontagem de votos

A recontagem de votos na última eleição presidencial dos EUA tem provocado muitas sugestões que se adote nesse país a tecnologia das urnas eletrônicas em uso aqui. Porém, existem bons motivos para considerar que há falhas sérias no projeto nacional, e que ele deverá ainda ser modificado para tornar transparente a todos que os resultados das eleições refletem realmente a vontade dos eleitores. (...) Ler mais


06/11/2000
Rijndael: o sucessor do DES 

O velho DES (Data Encryption Standard) vai logo ceder lugar para o AES (Advanced Encryption Standard, um algoritmo bem mais seguro. Acaba de ser escolhido em concurso público para o AES o algoritmo Rijndael, criado por dois criptólogos belgas. Este padrão norte-americano deve acabar se tornando um padrão mundial de fato. (...) Ler mais


30/10/2000
A invasão da Microsoft: o rei está nu

O ataque à sede da Microsoft é uma marca na história da segurança da Internet, pois põe à descoberta a realidade da segurança dos sistemas em uso em grande parte da Rede dos nossos dias. E o pior ainda não passou. (...) Ler mais


23/10/2000
Segredos e mentiras, por Bruce Schneier

Bruce Schneier já é bem conhecido entre especialistas de segurança em redes como o autor de Applied Cryptography (Wiley, 1995).Seu último livro, Secrets and Lies (Wiley, 2000), acaba de ser publicado, e retrata a mudança brusca da maneira dele encarar a questão de segurança em redes, e, em especial, na Internet. (...) Ler mais


16/10/2000
Os resultados das eleições para a ICANN

Concluiu-se no último dia 11 de outubro o processo do preenchimento das primeiras cinco vagas de diretor eleito pelos sócios individuais da ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers. (...) Ler mais


09/10/2000
TVs universitárias e redes de faixa larga

As TVs universitárias existem há bastante tempo. Por exemplo, há 28 anos a TVU de Natal no Rio Grande do Norte foi criada como órgão vinculada à UFRN, e vem funcionando como veículo de teledifusão. (...) Ler mais


02/10/2000
Conectividade universal na Internet

Da mesma forma que a Internet, a rede global de telefonia não tem uma administração central, mas depende da colaboração entre um número elevado de provedores de serviços para que seja possível oferecer um serviço universal. (...) Ler mais


25/09/2000
Eleições na Internet - a fase final

Leitores desta coluna no final de julho teriam tomado conhecimento do processo eleitoral para a seleção de diretores representando os sócios individuais da ICANN - Internet Coporation dor Assigned Names and Numbers. (...) Ler mais


18/09/2000
Internet 24 horas em casa

Quem usa muito a Internet através de acesso discado logo percebe que a maior parte dos gastos não são do provedor de acesso, mas da companhia de telefonia, que cobra uma gorda tarifa sobre o acesso, faturando os impulsos, dos quais estamos isentos apenas de madrugada, aos sábados a partir das 14 horas, e o dia inteiro aos domingos e feriados. (...) Ler mais


11/09/2000
Informação e o governo federal

Uma das características marcantes da época em que vivemos é o uso da tecnologia de informação pelos governos. Em muitos países, incluído entre eles o Brasil, a Internet contou desde o início com o apoio explícito de agências oficiais, e, com o passar do tempo, tem sido sempre crescente o envolvimento do próprio governo como usuário. (...) Ler mais


04/09/2000
Echelon - espionagem a granel

A NSA - National Security Agency dos EUA - é sucessora dos serviços de informações militares da época da segunda guerra mundial. (...) Ler mais


28/08/2000
Os primos do Carnivore

Uma das vantagens de estudar o contexto norte-americano da evolução dos conflitos introduzidos numa sociedade pelo uso de tecnologia nova é que nesse país há pouco controle de informação (especialmente depois da Internet), a imprensa é livre e o judiciário independente age com rapidez. (...) Ler mais


21/08/2000
Para onde irá a Internet?

A Internet está mudando. Além dos serviços costumeiros, como correio eletrônico, ICQ e WWW, cada dia tem mais novidades, como telefonia, videoconferências e outras aplicações que podem ser caracterizadas como de tempo real. (...) Ler mais


14/08/2000
As empresas e a Internet

O tratamento dado pela mídia ao uso comercial da Internet, praticado no País desde o final de 1994, deve fazer pensar que predomina neste meio o usuário doméstico, que poderá realizar suas compras e escolher seu entretenimento através da Rede. (...) Ler mais


07/08/2000
Grampeando a Internet

Na coluna "A privacidade nas comunicações" de 17 de julho foi discutida a questão de interceptação de telefonemas, atribuição dos agentes de lei em muitos países inclusive o Brasil, quando devidamente autorizada por um juiz. (...) Ler mais


31/07/2000
Os eleitores da ICANN

Na coluna de 24 julho falamos das próximas eleições para a ICANN - a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, quando deverá ser eleito pelos membros individuais um diretor para a região América Latina e o Caribe (AL&C). (...) Ler mais


24/07/2000
Eleições para a Internet              

No dia 31 de julho fecham-se as inscrições para poder votar nas primeiras eleições gerais da Internet. (...) Ler mais


17/07/2000
A privacidade nas comunicações

Convém examinar o preceito constitucional de privacidade das comunicações de hoje. Há um conflito entre a privacidade do indivíduo e os interesses da comunidade? (...) Ler mais


10/07/2000
Legislação para o comércio eletrônico

Voltemos a discutir esta semana o tema de criptografia e suas aplicações. Numa coluna anterior, "Segurança na comunicação governamental", foi comentado o decreto 3.505, que se limita aos problemas de comunicação do próprio governo. (...) Ler mais


03/07/2000
A telefonia IP e suas conseqüências

No dia 11 de junho foi realizado em Washington, capital dos EUA, um comício para defender manter livre de controle o uso da Internet para telefonia. (...) Ler mais


26/06/2000
Segurança na comunicação governamental

Ao baixar em 13 de junho o decreto 3.505 o governo federal assumiu publicamente a importância da segurança da informação na esfera pública. (...) Ler mais


19/06/2000
A convergência das redes de comunicação

Desde a criação do telégrafo nos anos 1830, a cada nova mídia de comunicação adotada foi criada uma rede distinta para torná-la disponível a seus usuários. (...) Ler mais


12/06/2000
MP3, Napster e Gnutella

O MP3 é uma formato para representar música digital com qualidade CD, usando técnicas de compressão, para reduzir o tamanho dos arquivos, ou da banda de rede necessária para sua transmissão em tempo real. (...) Ler mais


07/06/2000
Dores de cotovelo causadas pelo verme de amor

Os recentes ataques que impediram acesso de usuários genuínos a sites conhecidos da Internet, como o amazon.com, e a infestação de milhares de computadores pessoais usando o software de correio Outlook Express pelo verme "I Love You" e seus sucedâneos nos sugerem a extrema vulnerabilidade deste meio revolucionário de comunicação, a Internet. (...) Ler mais